Andrade Gutierrez confirma propina a ex-diretores da Eletronuclear

Réus acompanharam primeiros depoimentos de processo da Operação Pripyat

354

O ex-funcionário da Andrade Gutierrez, Fernando Carlos de Carvalho Júnior, disse nesta segunda-feira, em depoimento à Justiça Federal do Rio, que a empresa pagou propina a cinco ex-dirigentes da Eletronuclear que estão presos desde a deflagração da Operação Pripyat, em julho deste ano. Carvalho foi superintendente de obras da empreiteira e aderiu ao acordo de leniência que a Andrade Gutierrez fechou com o Ministério Público Federal.

A operação Pripyat aprofundou as investigações sobre o pagamento de propina no âmbito das obras da usina nuclear de Angra 3. Nesta segunda, começaram os primeiros depoimentos do processo, nos quais os ex-dirigentes da Eletronuclear são réus. Os ex-diretores Edno Negrini, Pérsio Jordani e Luiz Soares e os ex-superintendentes Luiz Messias e José Eduardo Costa Mattos estão assistindo aos depoimentos.

No depoimento, o ex-funcionário da Andrade Gutierrez contou que, depois que foi assinado o contrato entre a empreiteira e a Eletronuclear, em 2008, ouviu do ex-diretor geral da Andrade Gutierrez Clovis Primo que houve reuniões com o então presidente da Eletronuclear, Othon Silva, e que foi acertado o pagamento de propina a funcionários da estatal.

O segundo depoimento foi de Fernando Vasconcellos, gerente de Planejamento Financeiro da Andrade Gutierrez, que também aderiu ao acordo de leniência. Ele disse que não sabia quem recebia o dinheiro separado para o pagamento de vantagens ilícitas e que não conhece os ex-diretores da Eletronuclear.

A terceira testemunha a depor foi Lauro Tiradentes, também da Andrade Gutierrez. Ele afirmou que entregou dinheiro vivo para dois dos ex-diretores: Edno Negrini e Pérsio Jordani. Ele disse que fez duas entregas a Negrini em frente a um café e uma a Jordani, num shopping de Botafogo. De acordo com Lauro Tiradentes, dois pacotes continham R$ 50 mil cada um e o outro tinha R$ 30 mil, mas ele não sabe quem recebeu cada um dos valores.

Deixe seu comentário aqui...