Concurso busca ideias para melhorias urbanas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

Os 35 selecionados da competição promovida pela prefeitura vão participar da revisão do Plano Diretor da cidade, em 2017

360

A Prefeitura de Porto Alegre lançou na última terça-feira (29) o concurso de urbanismo 35 Ideias POA 2050 – Pensando o Futuro da Cidade. Com o objetivo de incentivar a criação de projetos voltados ao desenvolvimento sustentável da cidade, com foco na vida urbana, o projeto convidará os selecionados a participar da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, prevista para 2017. Seus projetos também serão publicados em um livro e no site do concurso.

A competição é voltada a estudantes de arquitetura e urbanismo, engenharia civil e design de faculdades do Rio Grande do Sul e a todos os profissionais habilitados nas respectivas profissões, com situação regular perante os conselhos (CAU-RS e CREA-RS).

A iniciativa possui três temáticas: Qualificação da Paisagem Urbana, Infraestrutura Urbana e Cidade Policêntrica. As ideias selecionadas deverão explorar a dinâmica da cidade de Porto Alegre nas suas diversas modalidades e escalas, e mostrar preocupação em aspectos como a requalificação urbana de áreas degradadas; regeneração de áreas ambientais; reuso de edifícios subutilizados; soluções para habitação; edificações sustentáveis; a intervenção em áreas urbanas consolidadas e a proposição de mobiliários urbanos; soluções de mobilidade; dinâmicas que favoreçam a vitalidade; sustentabilidade e segurança das áreas urbanas; valorização dos espaços públicos; espaços públicos de expressão individual e coletiva; e problemas de infraestrutura.

A comissão do concurso é formada por representantes da prefeitura e de entidades da sociedade civil organizada (CAU-RS, Crea-RS, IAB-RS, Asbea, Senge-RS, SindusCon e Sergs), além de faculdades de arquitetura e urbanismo do Rio Grande do Sul (Unisinos, Uniritter, PUCRS, Ulbra-RS).

O edital será publicado na segunda metade de abril, e as inscrições acontecem a partir de maio. A divulgação dos vencedores está prevista para o mês de novembro. Mais informações podem ser encontradas no site do concurso.

Deixe seu comentário aqui...