Conheça a nova engenharia da “Geladeira Subterrânea”

Groundfridge oferece uma maneira natural e sustentável para manter a comida fria

1182

Geladeiras e freezers comuns podem ser verdadeiras máquinas de sugar energia. Depois do ar condicionado e aquecedores de água é o próximo na fila que ocupa um pedaço enorme em sua conta de energia. Mas você precisa deles para manter seus alimentos saudáveis para que não se estraguem, certo? Errado. A Weltevree (empresa holandesa de decoração, projetos e móveis diferenciados) está mostrando uma solução bastante moderna em uma “adega de raiz”, mantendo os vinhos e alimentos frescos sem precisar de qualquer energia em todo o processo. Mais conhecido como Groundfridge, ou Geladeira Subterrânea.

groundfridge

O conceito é realmente muito tradicional, reproduzindo os mesmos métodos de resfriamento como uma adega de raiz tradicional. No entanto o designer holandês Floris Schoonderbeek dá um toque muito elegante sobre o espaço minimalista com prateleiras de madeira, corrimão e luzes de corda. O Groundfridge em si é bastante grande em diâmetro com um pouco mais de 2 metros e possui uma capacidade bastante espaçosa de 3.000 litros, além de mantém temperaturas de cerca de 10°C dentro do globo subterrâneo.

150402_achterkant-weltevree5-LRG-CROPdegraus

Groundfridge
Groundfridge
O processo de instalação não parece ser tão fácil no entanto. O vídeo mostra um trator sendo usado para escavar um buraco para baixo que parece ser de cerca de 2 metros subterrâneos, submergindo completamente a Groundfridge na terra, enquanto as escadas levam até a superfície com uma porta isolada. O projeto foi finalista nos Prémios de Design Holandês, mas de momento não é ainda disponível para o público. E com um custo estimado de mais de 65 mil reais, por isso os defensores do planeta de plantão devem começar a poupar agora para quando o projeto chegar ao público.
Groundfridge
Groundfridge
Groundfridge
Groundfridge

[Imagens Fonte:  Weltevree]

Idealmente, este exemplo seria perfeito para hortas comunitárias e agricultores locais pois oferece a solução sustentável ideal de armazenamento de alimentos e bebidas, onde o preço do produto e instalação ainda assim valeria a pena financeiramente a médio prazo, fora a questão da sustentabilidade ambiental. De qualquer maneira, este projeto só seria possível em ambientes abertos, longe da cidade. Mas aplicando-o ao mundo moderno, se você preferir fazer uma abordagem mais simples e barata, confira esta versão menor de uma Groundfridge que usa uma lata de lixo em seu lugar.


Deixe seu comentário aqui...