A Construção Brasileira perdeu na semana passada um grande nome da engenharia estrutural. Faleceu em 21 de janeiro, aos 93 anos, Julio Kassoy. Nascido em Odessa, na Rússia, em 1922, emigrou para o Brasil aos 2 anos e meio.  Em 1952 fundou em sociedade com Mário Franco o Escritório Técnico Julio Kassoy e Mario Franco (JKMF), que foi responsável por mais de dois mil projetos estruturais, entre eles o premiado projeto do Edifício da Peugeot, em Buenos Aires. Podemos citar ainda os projetos estruturais do histórico edifício do Othon Palace Hotel, em São Paulo, do Hotel SENAC Campos do Jordão,  da primeira fábrica da Mercedes Benz em São Bernardo do Campo, e do Teatro Castro Alves, em Salvador.

Projetado em parceria com o escritório Aftalo & Gasperini em 1962, o Edifício Peugeot conquistou o 1º lugar no concurso público lançado pela montadora francesa na Argentina, para a construção do edifício mais alto da América do Sul, na época. Era um edifício arrojado, com 63 andares, e o projeto da Aflalo & Gasperini / JKMF venceu 227 concorrentes.

Ao longo dos mais de 60 anos de história, o Escritório de Julio Kassoy e Mario Franco produziu inúmeros projetos estruturais icônicos, em parcerias com escritórios de arquitetura e arquitetos como Vilanova Artigas, Aflalo & Gasperini, Botti & Rubin, Paulo Mendes da Rocha, para clientes como Tishman Speyer Properties, Brookfield, INPAR, Cyrela, Gafisa, e muitos outros.

Seu escritório também recebeu em quatro ocasiões o Prêmio Talento Engenharia Estrutural, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) em parceria com a Gerdau S.A.. Os projetos vencedores destes prêmios foram do Hotel Unique (SP, 2003), da Torre Almirante (RJ, 2004), do Edifício Rochaverá (SP, 2008) e mais recentemente do icônico Edifício Faria Lima 3.500 (SP, 2013).

Deixe seu comentário aqui...