A geração por fonte renovável tem acompanhado o cenário de produção do Brasil. Em outubro, a capacidade instalada total de geração de energia elétrica no País atingiu 139.272 Megawatts (MW). Em comparação com o mesmo mês em 2014, houve expansão de 2.349 MW de geração de fonte hidráulica, de 2.458 MW de fontes térmicas e de 2.452 MW de geração eólica. No período, foram acrescentados 7.266 MW de energia nova, considerando todas as fontes. O destaque para geração eólica. No mês de outubro, a fonte registrou 6.680 MW de capacidade instalada, 58% superior ao mesmo período de 2014, quando somava 4.228 MW. A previsão é que a participação da energia eólica registre expansão de 1.393 MW até o final de 2015, 65% maior que no ano anterior.

Mercado livre atraente

As facilidades de negociação e as tarifas mais atraentes têm estimulado a transferência de muitos consumidores de energia para o mercado livre. Segundo levantamento da Abraceel, há atualmente cerca de 700 empresas em processo de migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL). A entrada de muitas empresas no mercado livre de energia também está relacionada ao maior nível de previsibilidade e flexibilidade oferecido ao setor produtivo.

VERDE – Construir de forma sustentável é cada vez mais importante. Por isso, o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) promove um seminário sobre o tema de hoje a sexta-feira no Recife. São 14 palestras, com engenheiros, arquitetos, urbanistas e universitários discutindo estratégiassustentáveis como telhado verde e economia de energia.

MEDALHA – O empresário Celso Muniz de Araújo receberá a medalha José Mariano em sessão solene hoje, às 16h, na Câmara Municipal do Recife.

LEILÃO 1 – O primeiro leilão de arrendamentos das áreas para terminais portuários do Brasil acontece hoje. Serão ofertadas três áreas do Porto de Santos (SP).

LEILÃO 2 – Suape tem cinco terminais: trigo, veículos, dois de minérios e contêineres. Eles fazem parte do segundo bloco de licitações, sem previsão.

13º – A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho começa a pagar hoje o 13º salário integral aos 6.500 servidores municipais, começando pelos funcionários da saúde, aposentados e pensionistas. Amanhã, recebem os servidores da educação. Nesta sexta-feira, as demais secretarias.

QUEDA 1- A produção nacional de bicicletas caiu 10% no acumulado do ano de 2015, chegando a 3,6 milhões. As vendas apresentaram queda de 10%, alcançando os 3,3 milhões de unidades, de acordo com dados da Abraciclo, a associação de fabricantes.

QUEDA 2 – De acordo com a Abraciclo, a produção de motocicletas entre janeiro e novembro de 2015 foi de 1.212.075 unidades, 15% a menos do que o produzido no mesmo período do ano passado. Na comparação mensal a queda foi de 28,2%, ao passar de 104.388 para 74.972.

“Não é o empregador quem paga os salários, mas o cliente” – Henry Ford (1863-1947), considerado o maior empreendedor da história dos Estados Unidos, Fundador da Ford Motor Company.

Deixe seu comentário aqui...