Sistema inovador permite instalação de esquadrias durante a construção

Desenvolvido pela Atlântica Portas e Janelas de Alumínio, o sistema garante melhor desempenho na instalação e maior agilidade nas obras

583

Com a tecnologia se desenvolvendo a cada dia, buscar novas soluções para ampliar a capacidade produtiva e obter mais facilidade durante uma obra é fator fundamental e decisivo para o sucesso na indústria da construção civil.

Pensando nisso, e com o objetivo de viabilizar soluções eficazes e eficientes, que a Atlântica Portas e Janelas de Alumínio, uma das maiores fabricantes do País, desenvolveu, e patenteou, o Sistema de Instalação em Parede de Concreto, o Sipac, que permite a instalação das esquadrias de alumínio durante o processo de concretagem. O sistema foi projetado especialmente para obras que utilizam fôrmas que moldam as paredes em concreto in loco.

O supervisor técnico da Atlântica, e desenvolvedor do sistema, Hermínio da Silva, esclarece que, além do perfil permanecer no entremeio das formas permitindo um encaixe preciso e a carga de concerto não deformar as peças, o Sipac fortalece a vedação das esquadrias. “O sistema permite a montagem das esquadrias de maneira simultânea dando corpo às paredes e utilizando o concreto como elemento de fixação e vedação, evitando infiltrações indesejadas eliminando o uso de vedantes externos”, afirma.

Inicialmente, em parceria com o engenheiro Hélio Tessuto, responsável pelo desenvolvimento de produtos, sistemas, componentes e qualificação de novos fornecedores de uma reconhecida construtora, foram desenvolvidos estudos para testar o sistema, conforme relata o gerente de vendas da Atlântica, Ênio Silvano Ferreira Jr., “foram muitos ensaios que mostraram os ajustes e adequações necessários, até chegarmos à concepção final. Os caixilhos atenderam ao objetivo de serem instalados antes da concretagem sem apresentar nenhuma patologia.”, diz.

Desenvolvimento

Diante do cenário de crescimento na produção de moradias populares no Brasil, que era estimulado por programas de incentivo do governo, a busca pela otimização do processo construtivo era assunto constante na pauta de construtoras, fornecedores, entidades de classe e instaladoras.

Reuniões realizadas pelo “Grupo Parede de Concreto”, encubado na ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), deram início ao embrião da ideia e motivaram a Atlântica na busca por uma solução. E com o apoio da construtora Tenda foram realizados os primeiros ensaios técnicos desse sistema inovador.

Benefícios

Entre outros benefícios, do sistema estão a versatilidade, maior ganho de tempo na execução da obra, aumento na qualidade da instalação, sistema de fácil adoção e aplicabilidade, ótima relação custo-benefício, diminuição no número de funcionários na obra e, finalmente, um métodos testado e aprovado por grandes construtoras.

Deixe seu comentário aqui...