O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do estado de São Paulo nas obras incluídas na desoneração apresentou estabilidade em dezembro na comparação com novembro, com alta de 0,18%, de acordo com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP). No período, o CUB representativo da construção paulista (RN-8) ficou em R$ 1.140,15 por metro quadrado. No ano, houve alta de 4,79%.

Para o vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, é importante observar que a alta anual do indicador foi bem inferior à inflação. “Em 2015 o resultado dos três componentes do CUB ficaram ao redor da metade da inflação média da economia (IPCA), reflexo do baixo nível de atividade no setor”, acrescentou.

Dentro da composição do indicador, os custos médios com materiais de construção subiram 0,45% em dezembro, enquanto os de mão de obra e administrativo indicaram estabilidade.

Sem desoneração

Nas obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos o CUB também apresentou acréscimo de 0,17% em dezembro, totalizando R$ 1.227,17 por metro quadrado.

Na mesma base de comparação, foi registrada alta de 0,45% nos materiais de construção, e estabilidade nos custos com mão de obra e administrativos. No ano, o indicador apresentou alta de 4,75%.

Custos dos insumos

Em dezembro, dos 27 insumos da construção pesquisados pelo SindusCon-SP seis registraram elevação superior do IGP-M, que no período subiu 0,45%. São eles: disjuntor tripolar 70A (1,77%), emulsão asfáltica com elastômero para impermeabilização (1,64%), telha ondulada fibrocimento (1,54%), bancada de pia de mármore (1,26%), aço CA-50 (1,14%) e porta lisa para pintura (1,05%).

Deixe seu comentário aqui...