A Engenharia é uma das áreas mais concorridas nos vestibulares nacionais. Com segmento de atuação abrangente, o curso de Engenharia oferece aos estudantes a possibilidade de trabalhar em diferentes áreas, indo desde a indústria alimentícia até a indústria de petróleo.

O aluno que decide ser engenheiro precisa escolher em qual segmento da área irá trabalhar. Para ajudar nessa tarefa, conheça uma das opções de curso, a Engenharia da Mobilidade, e veja se essa pode ser sua carreira do futuro.

O QUE FAZ O ENGENHEIRO DA MOBILIDADE

Esse engenheiro atua na manutenção da infraestrutura do transporte podendo trabalhar em ferrovias, portos e aeroportos. Ele também elabora o planejamento e faz a operação de partes dos veículos pensando nas melhores alternativas para o transporte urbano e cuidando da sinalização, por exemplo. Também é possível trabalhar em companhias de construção civil, em indústrias de autopeças e em montadoras, entre outros tipos de empresas.

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA MOBILIDADE

O curso de graduação dura em média de 5 anos, sendo que o profissional sai formado como bacharel. No início do curso, os estudantes têm aulas referentes a conteúdos básicos de todas as engenharias, como Cálculo, Física, Química e até mesmo Informática. A partir de então, passam a ter aulas de Manutenção de Sistemas de Transportes, Mobilidade Sustentável, Economia dos Transportes etc. Matérias voltadas para o meio ambiente também fazem parte da grade curricular do engenheiro de mobilidade.

As aulas práticas também são constantes durante a graduação, para que o estudante entenda melhor como funciona o mercado de trabalho. Pelo mesmo motivo, o estágio supervisionado é uma parte obrigatória para poder conseguir concluir o curso e tornar-se um engenheiro de mobilidade de fato. Quanto maior for o contato do estudante com a realidade da profissão, maiores as chances dele se destacar dentro do mercado de trabalho.

Por mais que o curso não seja tão conhecido como outras engenharias, é de extrema importância para o mercado de trabalho. Os profissionais da área são fundamentais para fazer com que a mobilidade dentro das cidades e espaços coletivos seja a melhor possível. Como o transporte é um assunto sempre em alta, principalmente pelo aumento do número de carros nas cidades, o engenheiro de mobilidade torna-se uma peça chave para que tudo funcione corretamente dentro dos sistemas de transporte.

Deixe seu comentário aqui...