Todos os anos, a Escola de Engenharia de Piracicaba – EEP – promove a Semana das Engenharias Ambiental e Civil e, neste ano, um dos focos foram as vantagens da utilização de formas plásticas para parede de concreto na construção civil, através da palestra feita pelo criador e desenvolver desse produto, Engenheiro Wanderley Jayme Esmael, diretor e fundador da Metro Modular. “Sou formado em engenharia, então é um prazer falar sobre nosso produto e os diferenciais da nossa empresa para os alunos”, comentou.
Wanderley explicou sobre o processo de desenvolvimento das formas plásticas, as vantagens e aplicações desse produto na construção civil. “As formas plásticas da Metro Modular tem uma excelente vida útil, podendo ser reaproveitadas dezenas de vezes. Na construção de casas populares, por exemplo, elas são a melhor alternativa, pois garantem economia e agilidade, pois é possível concretar uma casa por dia, além de não exigir mão de obra especializada”.
Ao fim da palestra, o professor Antônio Carlos Silveira Coelho disse que “as formas plásticas são o futuro da construção civil. Nas últimas feiras no setor, como a Concrete Show, por exemplo, só se falou do uso de formas na construção, por causa da sua agilidade e economia. Como consultor, já trabalhei em uma obra em que a Metro Modular estava e realmente é muito impressionante”, concluiu.
Sobre as formas plásticas Metro Modular:
O sistema de formas plásticas Metro Modular é confeccionado a partir de uma resina plástica reciclável, com elevada resistência mecânica, impacto, intempéries e ao manuseio em canteiros de obra.
Pode ser adquirido através da compra ou locação mensal.
A construção, com as formas plásticas, oferece dinamismo e tecnologia à construtora que necessita de:
- Industrialização do canteiro de obra;
- Menor prazo para entrega da obra;
- Redução no investimento financeiro;
- Oportunidade para oferecer, ao consumidor final, preços mais acessíveis e competitivos.
O sistema de formas plásticas Metro Modular é considerado como a melhor alternativa do mercado. Como as formas são produzidas com resinas plásticas, de longa vida útil, podem ser utilizadas em outras construções, com diferentes projetos, tendo suas dimensões intercambiáveis e moduladas para qualquer medida.
As obras que utilizam as formas plásticas são consideradas, pelo mercado da construção, como uma “obra limpa”, pois reduzem em cerca de 80% o acúmulo de resíduos construtivos evitando impactos ambientais, bem como, uma redução de cerca de 20% do custo final da obra.
Além disso, devido a sua leveza, o nosso novo sistema de painéis com formas plásticas geram uma enorme economia em tempo e em mão de obra, pois são muito leves não necessitando de guindastes ou de máquinas pesadas para sua movimentação no canteiro de obras, por exemplo: com duas ou três pessoas é possível colocar, retirar e transportar toda uma parede composta de vários painéis para qualquer parte da obra, independentemente do terreno.
O sistema de formas plásticas para paredes de concreto é extremamente vantajoso, uma vez que permite o controle do uso de matéria-prima e não exige uma mão de obra totalmente especializada, mas de profissionais que sejam capazes de montar e de desmontar os painéis. Este é o maior feeling do sistema.
O sistema oferece soluções de qualidade, agilidade e custos/benefícios para o armazenamento e transporte, de forma econômica, ágil e de fácil manuseio. Nosso sistema de painéis plásticos modulares são totalmente recicláveis e de longa vida útil, o que faz dele um sistema industrial moderno e sustentável.