SÃO PAULO – As ações de empresas do setor imobiliário operam quase todas no campo positivo nesta quinta-feira (6), reagindo à aprovação, pela Câmara dos Deputados, do projeto de lei que regulamenta o distrato imobiliário — situação em que um comprador desiste de adquirir um imóvel antes de concluir o pagamento. Pouco depois das 11h (horário de de Brasília), MRV ON operava em alta de 1,84% e registrava o segundo melhor desempenho do Ibovespa, enquanto Cyrela ON tinha ganho de 0,07%. Fora do índice, PDG ON (1,82%), Helbor ON (2,21%), Even ON (4,57%), Eztec ON (0,55%) e Tenda ON (0,45%) também sobem — a exceção é Gafisa ON, que recua 0,92%. O projeto de lei determina multa de 25% nos casos de distrato, que subirá para 50% quando o empreendimento for por patrimônio de afetação. O texto foi aprovado com emendas do Senado e, agora, segue para sanção presidencial.

Para Álvaro Frasson, analista da Spinelli, a medida é positiva para o setor por dar maior flexibilidade ao passivo das companhias, não deixando-as tão expostas a problemas durante a entrega dos imóveis. “O segmento também foi bastante castigado nos últimos quatro a cinco anos”, diz ele.

O desempenho positivo do setor destoa do Ibovespa, que recua 1,01% no momento, aos 88.140 pontos, em meio à maior cautela global em relação à possível retomada das tensões comerciais entre Estados Unidos e China.

Os índice setoriais da B3 também mostram essa tendência. O índice imobiliário (Imob), que inclui papéis de construtoras e operadoras de shoppings centers, oscila perto da estabilidade — no momento, cai 0,05% –, o melhor desempenho entre todos os índices do tipo.

Deixe seu comentário aqui...