Seguindo a tendência da preservação do meio ambiente e alta dos materiais mais duráveis, uma empresa desenvolveu um projeto de casa que segue à risca os princípios da sustentabilidade. O objetivo, segundo os idealizadores, é trazer soluções variadas para a economia de recursos naturais, a redução da poluição e o respeito com a natureza.

Entre os sistemas apresentados estão a fachada ventilada e a cobertura verde, que funcionam como um isolante térmico; energia gerada por meio de painéis fotovoltaicos e turbina eólica; sistema de aproveitamento de água de chuva, entre outras adaptações.

O empreendimento, conhecido como Casa AQUA, foi apresentado pela primeira vez na Feicon Batimat 2009. No ano seguinte, surgiu com uma versão de apartamento na Ambiental Expo. Em julho de 2016, será apresentado com novidades na 30ª edição da CASA COR.

“O objetivo é levar para a mostra um espaço conceitual, onde serão aplicados diferentes sistemas construtivos que aumentam o conforto dos usuários, além de materiais e soluções de projeto que diminuam o impacto da construção sobre o meio ambiente externo”, afirma Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia (empresa idealizadora).

De acordo com Caio Dotto, do escritório Mindlin Loeb+Dotto Arquitetura (parceira do projeto), trata-se de “um módulo habitacional mínimo, energeticamente autônomo, móvel e capaz de se adaptar às variantes necessidades de seus usuários ao longo de seu ciclo de vida. A casa pretende não só registrar um modelo residencial unifamiliar industrializado como também provocar a reflexão sobre o que é de fato necessário consumirmos para se viver bem e como isso se reflete na natureza”.

Com 40m² de área construída e 60m² de área externa, a casa tem o paisagismo composto com espécies tropicais, com ênfase em plantas nativas. Painéis com hortaliças e flores comestíveis estão dispostos em um jardim suspenso, que terá como função reduzir a temperatura interna do quarto. O espaço ainda terá irrigação automático com sensor de umidade do solo e chuva.

Deixe seu comentário aqui...