A Marinha do Brasil está com inscrições abertas para um concurso público para engenheiros 2017. As vagas contemplam diferentes áreas da engenharia, principalmente mecânica, elétrica, naval e eletrônica. Saiba tudo sobre o processo seletivo!

Por causa da crise econômica enfrentada pelo Brasil, muitos engenheiros foram demitidos do setor privado e atualmente se encontram fora do mercado de trabalho. Essa realidade tem motivado muitos profissionais a procurar por concursos na área de engenharia, afinal, o serviço público garante bons salários e estabilidade no cargo.

Engenheiros formados podem prestar o concurso da Marinha. (Foto: Divulgação)

Neste ano, a Marinha do Brasil vai contratar engenheiros para integrar a sua equipe de profissionais qualificados. O objetivo é preencher 64 vagas, das quais 20% são reservadas para candidatos negros.

Marinha abre concurso público para engenheiros 2017

O novo concurso público, anunciado pela Marinha, é para ingresso no Corpo de Engenheiros (CP-CEM). Os candidatos aprovados ocuparão o cargo de Primeiro-Tenente e participarão de um curso preparatório, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro.

As vagas do concurso público para engenheiros 2017 contemplam as seguintes áreas: engenharia mecânica (12), engenharia elétrica (9), engenharia naval (8), engenharia eletrônica (6), engenharia de sistemas de computação (5), engenharia civil (4), engenharia de produção (4), engenharia nuclear (3), engenharia cartográfica (3), engenharia mecatrônica (2), engenharia química (2), engenharia de telecomunicações (2), engenharia de materiais (2) e arquitetura e urbanismo (2).

Para ocupar uma das vagas para engenheiro da Marinha, é necessário ter ensino superior completo na área e menos de 36 anos de idade.

Etapas do concurso para o Corpo de Engenharia da Marinha

O concurso para engenheiros da Marinha é dividido em etapas. (Foto: Divulgação)

O concurso, que visa recrutar pessoal para o Corpo de Engenharia da Marinha, é dividido em etapas. São elas:

1 – Prova escrita: os candidatos terão que realizar uma prova escrita sobre conhecimentos profissionais e produzir uma redação. Também será preciso traduzir um texto em inglês técnico para Língua Portuguesa.

2 – Inspeção de saúde: é um evento complementar do concurso, que verifica as condições de saúde dos candidatos através de exames clínicos, laboratoriais e de imagem.

3 – Teste de aptidão física: trata-se de uma avaliação que mede o vigor físico de cada candidato.

4 – Prova de títulos: consiste na entrega dos documentos comprobatórios dos títulos que o candidato possui.

Inscrições abertas

As inscrições seguem abertas de 04 a 28 de abril de 2017. Os engenheiros, interessados nas vagas, devem acessar o site oficial da Marinha e preencher o formulário. Também é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 110,00 para validar a participação no concurso.

Os candidatos, que não querem efetuar a inscrição pela internet, podem comparecer pessoalmente às Organizações Militares da Marinha para se inscrever.

Sobre o curso para engenheiros da Marinha

Um engenheiro da Marinha ganha mais de 8 mil reais por mês. (Foto: Divulgação)

Os engenheiros, aprovados no concurso, participarão do curso de formação de oficiais (CFO), que será realizado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro. Esse curso, com duração de 39 semanas, prepara para o exercício de funções nas organizações militares da Marinha.

Durante o curso, os alunos ocuparão o posto de Guarda-Marinha. Eles terão direito a vencimentos mensais, alojamento, assistência médico-odontológica e auxílio-fardamento.

Após a conclusão do CFO, os engenheiros serão nomeados Oficiais da Marinha. O salário é de aproximadamente R$ 8,8 mil, além de vários benefícios.

E aí? Você ainda tem dúvidas sobre o concurso público para engenheiros 2017? Não deixe de ler com atenção o edital de abertura publicado pela Marinha. Boa sorte!

Deixe seu comentário aqui...