A Conx é uma construtora e incorporadora com mais de 24 anos de atuação. Tem experiência na geração e gestão de empreendimentos imobiliários de grande sucesso em São Paulo. Ao ganhar a confiança e respeito do mercado, a empresa viabilizou mais de 11 mil unidades construídas, 70 empreendimentos lançados e 1,4 milhão de m² construídos.
Tem como grandes diferenciais custo competitivo e construções dentro do
prazo. Para isso, tem uma política de qualidade com esforços em total sinergia para promover a melhor satisfação para seus clientes.
DESAFIO
Identificar os pontos fracos, potencializar os aspectos mais fortes, estar atento às ameaças e oportunidades e, principalmente, renovar e implantar novas estratégias. O conceito é básico e utilizado por muitas empresas com um único objetivo: alcançar desenvolvimento constante.
Em um mercado tão competitivo como o da Construção Civil, nunca se fez tão necessário lançar mão de métodos de gestão modernos, capazes de integrar todos os departamentos em uma só direção.
Esses fatores instigaram os gestores da Conx a buscar uma empresa de consultoria que permitisse uma visão de mercado mais ampla a partir de métodos de trabalho mais eficientes, ágeis e seguros, especialmente na obtenção de informações essenciais para as tomadas de decisão.
“Nossa conduta era bem organizada, pois nos reuníamos para decidir uma melhoria a ser implementada em um departamento e, depois, conseguíamos concretizá-la na prática. Contudo, os processos eram muito engessados e muitas vezes determinadas áreas não compreendiam por completo o fluxo das informações. Em outros casos, limitavam-se a atender apenas as atividades que lhes cabiam. Mudanças geram insegurança”, conta Samanta Morais, responsável pelo departamento financeiro da Conx.
SOLUÇÃO
Um dos primeiros movimentos em direção a uma nova fórmula de organização foi com a utilização de um ERP para integrar todas as atividades da empresa. No entanto, a assertividade no uso da ferramenta só foi possível a partir do momento em que a ConstruConsulting foi acionada.
“É uma empresa com expertise no setor da Construção Civil e nos trouxe todo um gabarito para visualizar diferentes situações, como prevenções de impactos, além de contribuir de uma forma geral para as decisões mais importantes”, afirma Samanta.
A ConstruConsulting desenvolveu todo um mapeamento de processos, relatórios de adequação de atividades e implantação / treinamento das mudanças necessárias.
Os trabalhos foram iniciados por uma auditoria nos departamentos que fizeram um desenho dos processos e identificaram os controles e serviços fora do ERP, além da própria análise da utilização da ferramenta. Também foram feitas diferentes reuniões para a apresentação e alinhamento dos relatórios, definição das ações a serem tomadas, elaboração de cronogramas e execução de treinamentos.
Como resultado, os serviços prestados pela ConstruConsulting minimizaram a utilização de controles e atividades externas ao ERP, proporcionando ganho de tempo para elaboração e análise de outras ferramentas.
“Após a consultoria, conseguimos por meio do ERP obter informações em tempo real, agilizando a resolução de problemas e/ou prevenindo situações e antecipando tomada de decisão por parte da engenharia. Além disso, a ferramenta é um banco de dados para consulta na elaboração de novos orçamentos, acompanhamento e controle de custos das obras”, reforça Samanta.
DESCRIÇÃO DO SERVIÇO
A ConstruConsulting oferece Consultoria em organização de processos e engenharia, especializada nos segmentos de Engenharia Civil, Construção e Incorporação. Atua em dois Pilares principais de serviços: Consultoria em Processos e Engenharia. No pilar de Processos, atua no mapeamento de processos das empresas, adequando-os às melhores práticas. Também realiza estudo de aderência do ERP aos processos, apontando necessidades, sugerindo soluções, apresentando prazos e custos de implementação levantados junto ao fornecedor, além do Pilar de Engenharia, atuando em todo o Controle Físico e Financeiro da Obra.