Covid-19 e o canteiro de Obras

Covid-19: Serviço Social faz recomendações para canteiros de obras

339

O Serviço Social da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Seconci-SP), como parceiro das empresas da construção civil na promoção de saúde e qualidade de vida nos canteiros, reuniu as principais orientações para evitar o contágio do coronavírus (Covid-19). A ideia é que os empresários divulguem as informações aos seus trabalhadores e empreiteiros, garantindo que todo o canteiro esteja orientado.

A entidade reforça que a principal medida de proteção é a higiene. Para isso, orienta:

1 – Empresas a, obrigatoriamente, disponibilizarem água e sabão nos canteiros, para que os trabalhadores possam higienizar as mãos com frequência.

2 – Trabalhadores para que higienizem, periodicamente também seus Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Recomenda ainda a distribuir álcool gel 70% em vários lugares na obra e a evitar ao máximo a concentração de trabalhadores, como por exemplo no refeitório, elevadores, e em ambiente de treinamento.

Principais sintomas do Covid-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Coriza
  • Dor de garganta intensa
  • Dificuldade de respirar

Ao identificar um funcionário com esses sintomas, a recomendação é retirá-lo do convívio dos demais colegas e orientá-lo a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima, tendo em vista que, por determinação do Ministério da Saúde, o coronavírus é uma doença de notificação compulsiva e os casos suspeitos têm de ser encaminhados para as unidades da rede pública de saúde.

Deixe seu comentário aqui...