Depois de doze anos de obras, de uma série de atrasos e contratempos, está finalmente chegando ao fim a construção do prédio com cara de iPad desenhado pelo arquiteto James Law, de Hong Kong, para a Omniyat, de Dubai. De acordo com reportagem publicada pela Business Insider, a previsão é de que o projeto seja entregue até o final deste ano.

Conhecido como The Pad, o edifício tem 24 andares, 253 apartamentos e a forma de um iPad preso a uma estação de recarga. Foi construído com uma inclinação de 6,5° e envelopado em mais de 2 mil painéis de led, que podem ser programados das mais variadas formas e com diferentes cores.

Com vista para o Burj Khalifa – edifício mais alto do mundo –, o prédio ganhou fama não só pelo design, mas também pela promessa de incorporar em sua estrutura tecnologias digitais de ponta. Entre elas, estão paredes próprias para projeções de realidade virtual, banheiros com sensores para medir indicadores de saúde – temperatura, peso e pressão – e sistemas que adaptam automaticamente o som e a luz ao humor dos moradores.

Law, o arquiteto que o desenhou, é um entusiasta da mistura de aço, concreto e vidro a novos materiais e tecnologias digitais que permitam oferecer aos moradores uma experiência mais interativa com os imóveis. O estilo de arquitetura que pratica é definido por ele como cybertecture.

Agora vai?
Esta é pelo menos a terceira vez que uma data para entrega do The Pad é anunciada à imprensa. O edifício foi lançado inicialmente em 2006. Com a crise financeira mundial de 2008, e o desaquecimento do mercado imobiliário de Dubai, o projeto foi interrompido. Só seria relançado cinco anos mais tarde, em 2013. Desde então, já foram divulgadas expectativas de conclusão para o início de 2017 e para fim de 2018. Em tempo: a julgar pelas fotos disponíveis, o prazo de entrega parece agora mais realista.

Deixe seu comentário aqui...