Escolher qual carreira seguir é uma das principais dúvidas para quem está prestes a ingressar na vida universitária. Em meio a uma infinidade de áreas conhecimento, muitos identificam suas afinidades e assim, buscam a realização profissional.
Para quem se interessa por Ciências Exatas e Tecnológicas, por exemplo, cursar Engenharia é uma boa opção, porém, diante de uma área tão ampla a ser explorada, com mais de 30 engenharias, qual delas escolher?
Na Universidade de Fortaleza (Unifor), o Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) abriga nove cursos de Engenharia na graduação. Conheça as principais diferenças entre eles:
Engenharia Civil
Para quem é? Clássica entre as engenharias, a Civil é para quem deseja criar, planejar e construir as mais diversas obras de infraestrutura e saneamento.
Especialidades: pode atuar nas áreas de construção civil, projeto estrutural e de instalações, recursos hídricos, saneamento urbano/meio ambiente, geotecnia e transportes, entre outras.
Engenharia Ambiental e Sanitária
Para quem é? A área de Ambiental é para quem está disposto a projetar, construir e gerenciar a operação de sistemas de obtenção e distribuição de água, de coleta e tratamento de esgoto e do descarte ou reciclagem de resíduos sólidos.
Especialidades: trabalhar a promoção do desenvolvimento sustentável com preservação dos recursos naturais e proteção da saúde por meio da redução dos impactos causados ao meio ambiente pelas atividades humanas.
Engenharia Eletrônica
Para quem é? Eletrônica é a profissão ideal para os que querem projetar e desenvolver componentes, equipamentos e sistemas eletroeletrônicos.
Especialidades: pode atuar nas áreas de telecomunicações, sensores e atuadores industriais, instrumentação, engenharia de computadores (hardware/software), bioeletrônica e rede de computadores, entre outras.
Engenharia Elétrica
Para quem é? Para quem almeja em trabalhar com a geração, distribuição, tratamento e armazenamento da energia elétrica.
Especialidades: realizar automação industrial e predial, sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico, manutenção elétrica industrial e funções em diversos tipos de empresa que usam a energia nos seus processos de trabalho.
Engenharia Mecânica
Para quem é? Mecânica é a carreira para quem quer desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica.
Especialidades: trabalhar nas áreas de materiais, processos de fabricação, projeto mecânico, sistemas fluido-térmicos e produção.
Engenharia da Computação
Para quem é? Ideal para quem deseja criar soluções de hardware e software que envolvem as áreas de eletrônica, computação, telecomunicações e automação.
Especialidades: desenvolvimento de sistemas de computação e sistemas embarcados e em projetos e execuções de manutenção de equipamentos e dispositivos de computação e comunicação de dados.
Engenharia de Controle e Automação
Para quem é? Para quem almeja projetar, operar e fazer a manutenção de equipamentos utilizados nos processos automatizados de indústrias em geral.
Especialidades: atuação em setores industriais, comerciais e de serviços e trabalhar com gerenciamento de projetos de automação, programação de máquinas e adaptação de softwares aos processos industriais
Engenharia de Produção
Para quem é? Para aqueles que querem projetar, implantar, melhorar e manter os sistemas produtivos com abordagem sistêmica que o capacita a lidar com sistemas integrados de homens, equipamentos e materiais
Especialidades: gerenciar os recursos humanos, financeiros e materiais de uma empresa a fim de elevar sua produtividade e rentabilidade
Engenharia de Telecomunicações
Para quem é? Para quem quer supervisão de sistemas de telecomunicações, entre eles redes de transmissão de dados, redes celulares, redes de fibra óptica e cabeadas, satélite e TV.
Especialidades: projetar, desenvolver, implantar, operar e manter produtos, serviços ou processos, com foco em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), novo escopo que possibilita sua atuação em pequenas, médias e grandes corporações do setor.