Apesar de a Engenharia Civil ser uma das mais populares entre os estudantes, grande parte dos alunos ingressantes na universidade descobrem uma aptidão específica durante o curso. Aliás, em algumas faculdades, o estudante pode optar posteriormente por qual carreira seguir. Confira um pouco da diversidade de áreas em que um engenheiro pode atuar.

Engenharia Civil

O engenheiro civil é responsável por conceber, projetar, gerenciar e supervisionar obras de infraestrutura, como apartamentos, estádios de futebol, estações de metrô, entre outros. Além de entender de matemática, é necessário que esse profissional utilize programas de computador para otimizar a rotina, saiba conceitos de Geologia, para que possa avaliar a situação do solo no local em que vai construir e saiba se planejar bem. O engenheiro civil pode trabalhar em empresas privadas, públicas, indústrias de fabricação e manutenção de equipamentos e ser autônomo.

Engenharia Ambiental

Responsável por preservar os recursos naturais e diminuir os danos causados ao meio ambiente, o engenheiro ambiental projeta e gerencia a operação de sistema de distribuição de água, tratamento de esgoto e reciclagem. Essas são algumas das funções desse profissional, que pode ainda ajudar a recuperar áreas, racionalizar a exploração de rios e reduzir o impacto das indústrias.

Engenharia de Produção

Na Engenharia de Produção, os alunos aprendem a lidar com diversos tipos de empresas e setores, para que possam gerenciar recursos humanos e financeiros com foco em aumentar a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade do negócio. A formação desse profissional alia conhecimentos em técnicas de administração e fundamentos de economia e recursos humanos. Assim, como outros exemplos no país, uma grande vantagem desse curso é poder ser cursado em casa, por meio do sistema EAD (Ensino a Distância).

Engenharia Biomédica

Para quem gosta de engenharia, mas quer, ao mesmo tempo, ajudar a desenvolver a área da saúde, uma boa alternativa é optar pela Engenharia Biomédica. Nesse ramo, os profissionais se dedicam a produzir equipamentos médicos e odontológicos, tanto para diagnóstico quanto tratamento. Em virtude disso, é um curso bastante amplo, que inclui desde Matemática, Física e Informática, até Fisiologia e Bioquímica.

Engenharia Mecânica

A Engenharia Mecânica permite que os alunos desenvolvam e supervisionem a produção de máquinas, veículos e ferramentas específicas do setor mecânico. Além disso, esses profissionais ainda dimensionam a matéria-prima, produzindo os moldes das peças a serem produzidas, criando protótipos e realizando todos os testes necessários.

A Engenharia é uma das áreas mais abrangentes atualmente. Além das opções citadas, é possível ainda trabalhar em Engenharia Têxtil, Química, Metalúrgica, Hídrica, de Telecomunicações, Naval, entre outras. Ao escolher o curso, é importante levar em consideração os setores de atuação, pois aí pode estar a profissão que fará você se sentir realizado.

Deixe seu comentário aqui...