Apesar de uma construtora exigir alto investimento e trabalho intenso, esta é uma das áreas que mais geram lucro rapidamente. Por isso, investir neste empreendimento pode ser uma excelente forma de enfrentar a crise e ser um caminho para quem quer trilhar o mundo dos negócios com as próprias pernas. Para ter sucesso na construção civil, mão de obra qualificada e planejamento são as palavras de ordem.

1ª – Mercado

Em primeiro lugar, é importante conhecer o mercado e verificar quais são os possíveis concorrentes. Após esta etapa, já é possível traçar a direção que a construtora irá seguir. A empresa pode, por exemplo, focar na construção de casas populares ou em hotéis de luxo. Além do trabalho em si, que em cada caso exigirá um tipo de material e planejamento, a linguagem com a qual a empresa divulgará os cases será diferente.

2ª – Planejamento empresarial

Prever os gastos que terá em todas as etapas também é importante, ainda mais no começo. Se isso for deixado para depois, alguma obra poderá ser interrompida por falta de materiais e até de especialistas, o que ninguém deseja. Nesse planejamento, você já pode incluir o que pretende ganhar em cada obra, mas esse valor deve estar de acordo com o mercado.

3ª – Mão de obra

Como os profissionais da construção civil têm uma rotina exaustiva e fazem um trabalho rotativo, eles podem perdem o foco e a motivação. Para evitar isso, vale a pena acompanhar o dia a dia mais de perto, ouvir o que eles têm a dizer para melhorar a construtora e oferecer cursos de qualificação. Quanto mais qualificados os colaboradores estiverem, melhor e mais rapidamente as etapas das obras serão finalizadas, pois eles terão segurança no que estão desenvolvendo.

4ª – Equipamentos

Providencie já no começo os equipamentos necessários para o dia a dia, assim terá que pensar em menos depois. Muitos deles precisam de preparo especial para o seu manuseio e, por isso, vale tirar alguns momentos para explicar à equipe as medidas de segurança e ler atentamente o manual. Isso pode evitar acidentes previsíveis, além de otimizar o tempo de trabalho.

5ª – Legislação

Antes mesmo de contratar um profissional, é imprescindível ler a legislação sobre a área. Entre as exigências previstas em lei, estão ter no mínimo um engenheiro com registro no CREA e técnicos responsáveis por cada etapa da obra. Para saber todos os detalhes, é necessário verificar a Lei Federal nº 5194, de 1966.

Deixe seu comentário aqui...