Fazer faculdade sempre foi o sonho de muita gente em busca de um bom salário e realização pessoal. Mas depois da crise econômica e política, que levou incerteza para o mercado de trabalho, o sonho passou a ser, além da conclusão de um curso universitário, o emprego garantido.
Entre os cursos que têm levado esperança aos futuros profissionais, está o curso de Engenharia de Produção, que busca o que qualquer empresa no Brasil mais precisa para sobreviver em momentos de crise: Produtividade, Qualidade e Menores Custos.
Segundo um coordenador de um curso de Engenharia de Produção, Nelson Ferreira Filho, o índice de alunos que se formam já empregados é de mais de 90%. E o salário inicial gira em torno de R$ 3 mil e R$ 5 mil reais, dependendo da empresa.
O diferencial do curso, conforme explicou o coordenador, é que “o profissional tem o conhecimento técnico e também o conhecimento de gestão de pessoas. Além do mais, o profissional pode atuar em diversas áreas como da metalurgia e da alimentação.”
Flyder Morais, de 37 anos, é estudante do 10º período e se forma no fim deste ano. Ele disse que já selecionou várias empresas que estão com vagas em aberto para mandar o currículo assim que se formar. E aposta em uma contratação rápida. “Porque é uma profissão que está em alta crescente. Tem a visão de redução de custos para as empresas, além de otimizar a produção”, concluiu. Ele lembrou ainda que tem vários amigos formados e empregados, com bons salários.
A expectativa é que surjam milhares de vagas até 2018.
O Engenheiro de Produção planeja, projeta e gerencia sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais. Alia conhecimentos técnicos e gerenciais para otimizar o uso de recursos produtivos e diminuir os custos de produção de bens e serviços. Preocupa-se com o desempenho econômico eficaz que seja ambientalmente sustentável e responsável.
A Engenharia de Produção é o ramo da Engenharia que lida com a otimização de processos e sistemas complexos. Tipicamente, os engenheiros de produção:
· Revisam programas de produção, especificações de engenharia, fluxos de processo e outras informações para entender os métodos e atividades nas manufaturas e serviços;
· Descobrem como produzir partes ou produtos, ou prestar serviços, com máxima eficiência;
· Desenvolvem sistemas de controle para fazer planejamentos financeiros e análises de custos mais eficientes.
· Realizam procedimentos de controle de qualidade para resolver problemas de produção ou minimizar custos;
· Trabalham com os consumidores e com a gerência para desenvolver padrões para projetos e produção;
· Projetam sistemas de controle para coordenar atividades e planejamento de produção para certificar que os produtos atenderão os padrões de qualidade;
· Comunicam-se com os clientes sobre as especificações do produto, com os fornecedores sobre compras, com os gerentes sobre capacidade de produção, e com os times sobre o status do projeto.
Mercado de Trabalho
Por ser um profissional generalista, o Engenheiro de Produção tem um vasto campo de trabalho. Ele é procurado não apenas pela indústria, mas também por empresas prestadoras de serviço, lojas de varejo, setor de turismo, tecnologia da informação, telecomunicação e saúde. Estão aquecidas as áreas de produção na indústria de bens de consumo e de logística em empresas de diversos setores.