futuro é a pauta do aniversário de 70 anos da Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), fundada em 8 de abril de 1948. A entidade atua em duas frentes: a valorização profissional e a promoção da qualidade de vida da comunidade, ressaltando o quanto engenheiros, arquitetos e agrônomos são essenciais para a segurança e o desenvolvimento econômico e social da cidade e da região.
“Desta forma, mostramos para a sociedade a importância das profissões que representamos”, afirma o engenheiro Carlos Alencastre, presidente da AEAARP. Em sua visão, o que no passado foi um pretexto para reunir pessoas com os mesmos interesses, hoje é o ambiente para desenvolver habilidades e relacionamentos profissionais. “As histórias de todos os que trabalharam e ainda trabalham pela entidade são inspiradoras para as novas gerações, e os jovens profissionais têm o frescor, a inquietude e a energia que a sociedade precisa para seguir em frente”, fala Alencastre.
Há mais de um ano a AEAARP desenvolve o Projeto Legado, criado para dar novo significado ao associativismo na área técnica. O estudo detalhado das necessidades do mercado e do papel da entidade de classe resultou em uma agenda de eventos, sociais e técnicos, que oferecem oportunidades de atualização.
Acompanhe no Portal AEAARP a agenda de eventos e cursos de 2018.
História
Em sete décadas de atividade, a AEAARP participou e estimulou debates sobre o desenvolvimento da cidade como instrumento de promoção da qualidade de vida, da inclusão e do caminho à sustentabilidade, dando forma ao seu papel social.
Representantes da AEAARP participaram das discussões do primeiro Código de Obras do município nos anos de 1940, das primeiras discussões acerca do Plano Diretor na década de 1970, da revisão do Plano no início dos anos 2000, de legislações para o setor, como a chamada Lei do Puxadinho, dentre outros.
Nos últimos anos, a entidade promoveu palestras, debates e recebeu eventos sobre temas relevantes para a comunidade, dentre eles a internacionalização do aeroporto Leite Lopes, trânsito, transporte, destinação dos resíduos domésticos e da construção civil, sustentabilidade, infraestrutura e abastecimento de água no município.
A AEAARP tem representantes em conselhos municipais, como o Conselho Municipal de Urbanismo (COMUR), o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Ribeirão Preto (CONPPAC-RP). O COMUR foi criado na AEAARP, nos anos de 1970, e hoje tem sede e realiza encontros e reuniões na própria entidade. A Associação tem representantes também em comitês e fóruns da cidade, como o Fórum das Entidades de Ribeirão Preto (FERP), criado pela AEAARP em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo. Além disso, é parceira de ações que promovem a sustentabilidade, a qualidade de vida, o desenvolvimento econômico e o aperfeiçoamento profissional.
Nos anos de 1970, iniciativas adotadas pela AEAARP resultaram na instalação da Inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) na cidade. Atualmente, a AEAARP tem dois representantes no CREA, cujo escritório regional está instalado na sede da Associação.
Desenvolvimento regional e qualidade de vida são pautas constantes na entidade, que sediou audiências públicas para a criação da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RM-RP) e constantemente promove palestras sobre empreendedorismo, economia regional, gestão pública e sustentabilidade. A AEAARP integra o Conselho da RM-RP.
Associação é também propulsora das carreiras de seus associados. Mantém ativo um banco de currículos, atuando como ponte entre os profissionais e as oportunidades de mercado. Tem parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (SEBRAE-SP), promovendo palestras sobre planejamento, gestão, além de realizar rodadas de negócios e orientações para estudantes das áreas técnicas.
A entidade investe em programação própria de cursos e também firmaparcerias com instituições com o propósito de incrementar a formação dos profissionais associados.
Atualmente, acontecem na AEAARP cursos de pós-graduação e especialização promovidos pelo Instituto de Pós-Graduação (IPOG) e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Os cursos são oferecidos em condições diferenciadas para os associados.
Nos últimos 10 anos, a AEAARP realiza periodicamente eventos técnicos sobre tecnologia da construção, arquitetura, engenharia, meio ambiente e agronomia. No último ano, mais de duas mil pessoas, entre estudantes e profissionais, participaram dos eventos. Os eventos da AEAARP têm ingressos sociais. Para inscrever-se, os participantes doam alimentos não perecíveis: foram mais de duas toneladas, em 2017, encaminhadas às entidades assistenciais da cidade.
Periodicamente, a Associação promove visitas técnicas a empresas e projetos que desenvolvem atividades ligadas ao setor tecnológico e incrementam o conhecimento sobre as atividades desenvolvidas por profissionais e empresas.
A AEAARP está inserida na sociedade também com o Coral Som Geométrico, mantido desde 1994. Participam dele profissionais associados da AEAARP e outros interessados, apresentando-se em eventos da entidade, em encontros de corais e eventos festivos no município.
Datas comemorativas na AEAARP são oportunidades também de reunir associados e aprofundar laços de amizade, criando o ambiente propício para o fortalecimento da atuação profissional, realização de negócios e inserção no mercado. O Almoço dos Agrônomos é realizado anualmente há quase quatro décadas e periodicamente são promovidos encontros sociais para os quais todos os associados são convidados.
Há 39 anos a AEAARP reverencia profissionais que fazem a diferença em suas carreiras, pela inovação, qualidade técnica, inserção social e econômica. Desde 1979, quando foi criado o Prêmio Profissionais do Ano AEAARP, a entidade homenageou mais de 70 nomes.
A Associação tem sede própria, com cerca de três mil metros quadrados de área construída, dotada de área social, espaços para reuniões, eventos corporativos e técnicos, com estacionamento privativo, adequada às normas de segurança e acessibilidade.
A AEAARP publica mensalmente a revista Painel, que relata todas as realizações da entidade e explora temas técnicos, compartilhando oportunidades e experiências.